Festa de premiação dos estudantes de teatro e dança

HOMENAGEM ÀS ATRIZES BRASILEIRAS
RETROSPECTIVA DO FESTIVAL DE 2003 A 2011
Nossos agradecimentos a todos os participantes do 9º Festival Estudantil de Teatro e Dança, aos nossos fundamentais patrocinadores, a todos os administradores e técnicos dos teatros Apolo, Boa Vista e de Santa Isabel, às nossas comissões julgadoras, a todos que foram entregar troféus e ao público que nos prestigiou em 2011. E que a próxima edição, que comemora dez anos do Festival Estudantil de Teatro e Dança, seja melhor ainda.
incentivo: Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura da Cidade do Recife através do SIC e com apoio APACEPE, SATED-PE, ARTEPE, Centro Apolo  Hermilo e Hospital Santa Joana.
A Produção.

OBS: É com prazer que anunciamos que os dois espetáculos vencedores desta edição, "As Infanticidas Maria Farrar", do Curso Avançado de Teatro do Sesc de Santo Amaro, e "Retrato de Família", do Grupo Teatral Se Der Certo Continua, já estão classificados para o próximo FESTEL (Festival de Teatro de Limoeiro), programado para acontecer em novembro.

Evoé!

O produtor Fábio Pascoal, do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), também confirmou participação dos nossos dois espetáculos vencedores na programação do evento caruaruense neste ano. Por sinal, as inscrições por lá estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 23/09. Veja o regulamento no site: http://feteag.no.comunidades.net

Marianne Consentino e Fábio Pascoal já na expectativa do seu FETEAG
mais antigo Festival de Teatro de estudantes de PE 

TEATRO DE SANTA ISABEL
CENTENAS DE JOVENS ESPERANDO A ABERTURA DO TEATRO DE SANTA ISABEL
























































































Festa de premiação dos estudantes de teatro e dança atraiu centenas de pessoas
Com o Teatro de Santa Isabel abarrotado de gente, e sob direção do ator e jornalista Leidson Ferraz, em parceria com o ator, dramaturgo e diretor teatral de Manaus, Denni Sales, aconteceu neste domingo a festa de premiação do 9º Festival Estudantil de Teatro e Dança, que de 11 a 27 de agosto, nos teatros Apolo e Boa Vista, apresentou 19 espetáculos de teatro (sendo seis para o público infanto-juvenil) e 65 coreografias distintas, divididas nas categorias iniciantes e avançadas (esta última, entre solos, duos e trios, uma subdivisão, e grupos, outra subdivisão).
A festa de entrega de troféus, com direito a torcidas e muita comemoração, foi pontuada pelas músicas interpretadas pelo jovem cantor Romero Brito, de apenas 20 anos, junto a sua banda. No repertório, o estilo pop nacional e internacional. O evento também prestou homenagem especial aos professores Carlos Varella, de teatro, e Flávia Barros, de ballet, com longa carreira formando artistas. Como atrações convidadas, a Cia. Vias da Dança apresentando a coreografia em dança contemporânea, “Atípico”, com criação e direção de Heloísa Duque; a bailarina Patrícia Pina Cruz, da Dante Cia. de Dança e Teatro, com um solo que é trecho do espetáculo “Sob a Pele”, com direção de Black Escobar, num diálogo com vídeo especialmente produzido pelo vídeo maker Denni Sales, que presta homenagem às atrizes brasileiras, e especialmente, pernambucanas; e o ator Asaías Lira, do Coletivo Grão Comum, em solo do espetáculo “Mucurana – de mundo afora e história adentro”, que resgata tramas populares.
Foram entregues troféus nas categorias teatro (para a infância e adultos) e dança (iniciantes e avançados). Os jurados desta edição foram Carlos Lira, Virgínia Brasil, Pascoal Filizola e Demétrio Rangel, em teatro; e Anna Miranda, Helijane Rocha e Eduardo Freire (Kuka), em dança. Realizado pelo produtor Pedro Portugal, com patrocínio do Hospital Santa Joana, através do SIC Municipal, participaram do evento espetáculos de várias cidades pernambucanas, montagens adultas, infanto-juvenis e coreografias nos mais diversos estilos de grupos ligados a escolas públicas e privadas, universidades, ONGs e cursos de teatro e dança em todo o estado.

Confira os vencedores e indicados:


9º FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO E DANÇA- 2011

VENCEDORES - TEATRO PARA CRIANÇAS
Melhor Espetáculo de Teatro Para Crianças:

Retrato de Família (Grupo Teatral Se Der Certo Continua e Escola Municipal Casa dos Ferroviários)

* Também foram indicados: De Bobo, Bravo e Vilão Se Faz Um Faz de Conta (Grupo Diocesano de Artes e Colégio Diocesano de Garanhuns); Menino Minotauro (Ponto de Cultura O Resgate Multi Cultural Manarí Via Progresso) e O Sumiço da Abelha Rainha (Grupo Teatral ARTDOM e Colégio DOM)

Melhor Diretor de Teatro Para Crianças:

Allan Shymytty (Menino Minotauro)
* Também foram indicados: Anderson Abreu (Retrato de Família), Sandra Albino (De Bobo, Bravo e Vilão Se Faz Um Faz de Conta) e Thina Neves (O Sumiço da Abelha Rainha)

Melhor Ator de Teatro Para Crianças:

Cícero Manuel (Menino Minotauro)
* Também foram indicados: João Neto (As Aventuras de Zim e Zuta no Planeta do Sorriso) e Rafael Lima (Retrato de Família)

Melhor Atriz de Teatro Para Crianças:

Inês Mendes (Retrato de Família)

* Também foram indicadas: Amara Juliana (De Bobo, Bravo e Vilão Se Faz Um Faz de Conta), Brenda Costa (Retrato de Família) e Laura Barbosa (Retrato de Família)

Melhor Ator Coadjuvante de Teatro Para Crianças:

Tiago Lourenço (O Sumiço da Abelha Rainha)

* Também foram indicados Antônio Edson Brandão (Menino Minotauro), Gabriel Neves (O Sumiço da Abelha Rainha) e Tiago Martins (O Sumiço da Abelha Rainha)

Melhor Atriz Coadjuvante de Teatro Para Crianças:

Anna Catharina Barros (O Mágico de Oz)

* Também foram indicadas: Ingrid Jessyane (De Bobo, Bravo e Vilão Se Faz Um Faz de Conta), Polianna França (Menino Minotauro) e Tárcilla Albuquerque (O Mágico de Oz)

Melhor Cenário de Teatro Para Crianças:

Allan Shymytty (Menino Minotauro)

* Também foram indicados: Thina Neves e Gustavo Carvalho (O Sumiço da Abelha Rainha)

Melhor Figurino de Teatro Para Crianças:

Anderson Gomes (Retrato de Família)

* Também foram indicados: Dihrôh Monteiro (As Aventuras de Zim e Zuta no Planeta do Sorriso), Pedro Gilberto (Menino Minotauro) e Thina Neves e Gustavo Carvalho (O Sumiço da Abelha Rainha)

Melhor Iluminação de Teatro Para Crianças:
Não houve indicação

Melhor Maquiagem de Teatro Para Crianças:

Lucila Fernanda Salles (O Sumiço da Abelha Rainha)

* Também foi indicado: Diogo Beraldi (As Aventuras de Zim e Zuta no Planeta do Sorriso)

9º Festival Estudantil de Teatro e
Dança- 2011

Vencedores – Teatro Para Adultos

Melhor Espetáculo de Teatro Adulto:

As Infanticidas Maria Farrar (Curso Avançado de Teatro do SESC Santo Amaro)

* Também foram indicados: Confissões de Adolescentes (Grupo de Teatro Lubienska Recanto e Centro Educacional Lubienska Recanto), O Amor de Zé e Mariquinha – Uma Comédia Regional (Grupo Teatral JR. PE e Colégio Municipal Pedro Augusto), Ordinários e Extraordinários (Cia. Experimental de Teatro e Escola José Joaquim da Silva Filho) e Strega (Projeto Lugar Comum e Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém)

Melhor Diretor de Teatro Adulto:

Rodrigo Cunha (As Infanticidas Maria Farrar)

* Também foram indicados: Andrêzza Alves (Strega), César Leão (Ordinários e Extraordinários), Ivan Ferreira (Crônicas de Uma Pensão) e Sílvio Pinto (Confissões de Adolescentes)

Melhor Ator de Teatro Adulto:

Raphael Bernardo (A Partida)

* Também foram indicados: Arlan Brum (A Partida), Luiz Alves (Ainda Há Cristais nas Flores do Sal), Raphael Gustavo (Ordinários e Extraordinários) e Willian Joel (Vicência)

Melhor Atriz de Teatro Adulto:

Aryella Lira (Crônicas de Uma Pensão)

* Também foram indicadas: Beatriz Saegesser (Confissões de Adolescentes), Halana Pessoa (Crônicas de Uma Pensão), Malu Botelho (Confissões de Adolescentes) e Talita Ponciano (As Infanticidas Maria Farrar)

Melhor Ator Coadjuvante de Teatro Adulto:

Anderson Leite (O Amor de Zé e Mariquinha – Uma Comédia Regional)

* Também foram indicados: Arthur Fernando (Os Pintados Em: Romeu e Julieta) e Pedro Oliveira (As Infanticidas Maria Farrar)

Melhor Atriz Coadjuvante de Teatro Adulto:

Talita França (O Amor de Zé e Mariquinha – Uma Comédia Regional)

* Também foram indicadas: Ellis Ellen (O Amor de Zé e Mariquinha – Uma Comédia Regional), Renata Vieira (Os Pintados Em: Romeu e Julieta) e Thamiris Mendes (A Partida)

Melhor Cenário de Teatro Adulto:

Rodrigo Cunha (As Infanticidas Maria Farrar)

* Também foram indicados: Andrêzza Alves (Strega), Cia. Experimental (Ordinários e Extraordinários), Edjalma Freitas e Grupo Teatral Deu Babau (O Anjo Cangaceiro) e Júnior Pernambuco (O Amor de Zé e Mariquinha – Uma Comédia Regional)

Melhor Figurino de Teatro Adulto:

Claudio Lira (Os Pintados Em: Romeu e Julieta)

* Também foram indicados: Rodrigo Cunha (As Infanticidas Maria Farrar), Ivan Ferreira, Mayra Waquim, Aryella Lira e Caio Demetrius (Crônicas de Uma Pensão), César Leão (A Partida) e Beatriz Saegesser (Confissões de Adolescentes)

Melhor Iluminação de Teatro Adulto:

Ana Catarina Maia (As Infanticidas Maria Farrar)

* Também foram indicados: Andrêzza Alves (Strega), Edjalma Freitas e Grupo Teatral Deu Babau (O Anjo Cangaceiro), Luciana Raposo (Conexões Urbanas) e Tiago Gondim (Os Pintados Em: Romeu e Julieta)

Melhor Maquiagem de Teatro Adulto:

Não houve indicação

Melhor Texto (inédito de autor pernambucano):

Anderson Abreu (Retrato de Família)

Prêmio Destaque em Teatro:

Os jurados decidiram, por unanimidade, premiar Allan Shymytty em nome do trabalho desenvolvido com os moradores da cidade de Manarí, como forma de homenagear e incentivar esta iniciativa que mostra que a arte teatral é capaz de transpor quaisquer barreiras, financeiras, sociais ou geográficas.

9º Festival Estudantil de Teatro
e Dança – 2011

Vencedores – Dança
Melhor figurino na categoria iniciantes em dança:

Sandra Lima (coreografia Planamente, da Esquadros Cia. de Dança e Escola Municipal Três Carneiros)

* Também foram indicados: Ana Emília Freire (coreografia Ubanco, do Aria Espaço de Dança e Arte), Grupo Seis’Um de Dança (coreografia Todo Bailarino é Louco, do Grupo Seis’Um de Dança e Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano) e Helena Pinto (coreografia Pas Paysant, do Espaço e Grupo Endança)

Melhor figurino na categoria avançados em
dança – solos, duos e trios:

André Aguiar e Natalie Revorêdo (coreografia Txeckuh, com alunos do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco)

  Melhor figurino na categoria avançados em dança - grupos:

Fábio Costa (coreografia Ave Poesia, do Grupo Matulão de Dança)

* Também foram indicados: Inêz Lima (coreografia Bandolins, do Aria Clássico), Djalma Rabêlo (coreografia Narciso, O Reflexo do Eu, da Associação dos Moradores da UR-3/Ibura), Maria de Fátima Guimarães (coreografia Gira, Girassol, do Espaço e Grupo Endança) e Maria de Fátima Guimarães (coreografia Pas-de-Quatre das Ciganas do Ballet La Esmeralda, do Espaço e Grupo Endança)

Prêmio Destaque em Dança

Grupo Matulão de Dança, pelo envolvimento com a cultura popular valorizando o seu aspecto mais cênico em diálogo com outras linguagens artísticas

Melhor bailarina na categoria iniciantes em dança:

Vanessa Alcântara (pela coreografia Todo Bailarino é Louco, do Grupo Seis’Um de Dança e Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano)

* Também foram indicadas: Érika Trindade (pela coreografia O Pássaro Azul, do Espaço e Grupo Endança), Íris Tamires (pela coreografia Banzomotriz, da Cia. de Dança e Teatro Luardat e Escola Pintor Manuel Bandeira) e Marina Serafim (pela coreografia Fairy Doll, do Espaço e Grupo Endança)

Melhor bailarino na categoria iniciantes em dança:

Filipe Sabóia (pela coreografia Com-Munione, do Núcleo de Danças Venícius Passos)

Melhor bailarina na categoria avançados em
dança – solos, duos e trios:

Janaína Santos (pela coreografia Ginga de Matamba, do Nortess Coletivo de Dança e Escola Estadual João Pessoa Guerra)

* Também foi indicada: Julyanne Rocha (pela coreografia Uníssono, do Aria Social)

Melhor bailarino na categoria avançados em
dança – solos, duos e trios:
Danilo Rojas (pela coreografia Uníssono, do Aria Social)

* Também foram indicados: André Aguiar (pela coreografia ämämä mämäm, solo dele pelo Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco), André Aguiar (pela coreografia Txeckuh, com alunos do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco) e Djalma Rabêlo (pela coreografia Entre a Ponta do Pé e o Calcanhar, com alunos do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco)

Melhor bailarina na categoria avançados em dança - grupos:

Stefany Ribeiro (pela coreografia Narciso, O Reflexo do Eu, da A Sós Cia. de Dança e Associação dos Moradores da UR-3 Ibura)

* Também foram indicadas: Natalie Revorêdo (pela coreografia Narciso, O Reflexo do Eu, da A Sós Cia. de Dança e Associação dos Moradores da UR-3 Ibura) e Rafaela França (pela coreografia Porventura: L’Amour, do Grupo de Dança Excelsior)

Melhor bailarino na categoria avançados em dança:

Diogo Lins (pela coreografia Narciso, O Reflexo do Eu, da A Sós Cia. de Dança e Associação dos Moradores da UR-3 Ibura)

*Também foram indicados: Eddy Santos (pela coreografia Isso é Pernambuco – Trecho Afro, da Companhia Artística Jovens Encenam) e Joel Carlos (pela coreografia Súbito, da Contrapasso Cia. de Dança e Escola João Pessoa Guerra)

Melhor coreógrafo ou coreógrafa na categoria
iniciantes em dança:

Ana Emília Freire (pela coreografia Ubanco, do Aria Espaço de Dança e Arte)

* Também foram indicados: Carlos Rennê (pela coreografia Passos, da 1 e 2 Cia. de Dança e Colégio e Curso João Paulo I) e Ramon Milanez e Grupo Seis’Um de Dança (pela coreografia Todo Bailarino é Louco, do Grupo Seis’Um de Dança e Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano)

Melhor coreografia na categoria iniciantes em dança:

Passos (1 e 2 Cia. de Dança e Colégio e Curso João Paulo I)

* Também foram indicados: Todo Bailarino é Louco (Grupo Seis’Um de Dança e Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano) e Ubanco (Aria Espaço de Dança e Arte)

Melhor coreógrafo ou coreógrafa na categoria
avançados em dança – solos, duos e trios:

Carla Machado (pela coreografia Uníssono, do Aria Social)

* Também foram indicados: André Aguiar e Natalie Revorêdo (pela coreografia Txeckuh, com alunos do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco) e Janaína Santtos (pela coreografia Ginga de Matamba, do Nortess Coletivo de Dança e Escola Estadual João Pessoa Guerra)

Melhor coreografia na categoria
avançados em dança – solos, duos e trios:

Ginga de Matamba, do Nortess Coletivo de Dança e Escola Estadual João Pessoa Guerra, de Igarassu

* Também foram indicados: Txeckuh, com alunos do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco e Uníssono, do Aria Social

Melhor coreógrafo ou coreógrafa na categoria
avançados em dança - grupos:

Inêz Lima (pela coreografia Bandolins, do Aria Clássico)

* Também foram indicados: Ananias Jr., Brivaldo Batista e Leila Nascimento (pela coreografia Ave Poesia, do Grupo Matulão de Dança), Black Escobar (pela coreografia Tudo a Declarar, do Grupo de Dança Arte em Movimento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife), Maria de Fátima Guimarães (pela coreografia Gira, Girassol, do Espaço e Grupo Endança), Roberto Silva de Oliveira (pela coreografia Narciso – O Reflexo do Eu, da A Sós Cia. de Dança e Associação dos Moradores da UR-3 Ibura) e Vannina Porto (pela coreografia El Tango de Roxanne, do Vértice Grupo de Dança e Colégio NAP)

Melhor coreografia na categoria
avançados em dança - grupos:

Narciso – O Reflexo do Eu, da A Sós Cia. de Dança e Associação dos Moradores da UR-3 Ibura

* Também foram indicados: Ave Poesia, do Grupo Matulão de Dança, El Tango de Roxanne, do Vértice Grupo de Dança e Colégio NAP, Isso é Pernambuco – Trecho Afro, da Companhia Artística Jovens Encenam e Tudo a Declarar, do Grupo de Dança Arte em Movimento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife



Comentários

  1. parabéns as profissionais e alunas do Aria!! Em especial a Carla Machado pela sua perseverança e entusiasmo com os alunos!!E um super parabéns aos bailarinos Jullyane e Danilo, vcs são show em dança e harmonia, parabéns duplo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgada a programação do 14º Festival Estudantil de Teatro e Dança