17º Festival Estudantil de Teatro e Dança, que reúne mostra de coreografias e espetáculos teatrais para adultos e infância, com produções oriundas de escolas públicas e particulares, cursos livres de teatro e dança, ONGs e universidades, começa na próxima quinta-feira, 22 de agosto, e segue até o dia 01 de setembro, sempre no Teatro Apolo. Realização é do produtor Pedro Portugal.

Feito “na raça”, como se diz, o Festival Estudantil de Teatro e Dança chega à sua 17ª edição a partir desta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, seguindo até o dia 01 de setembro, sempre no Teatro Apolo, com ingressos a R$ 15 para cada espetáculo (vale lembrar que deste valor, R$ 9,00 é direcionado a cada grupo participante como um estímulo à produção do mesmo). Contando apenas com apoio do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, SESC  e realizado pelo produtor Pedro Portugal, o evento tem a honra de já ter lançado variados grupos e artistas que ainda trilham carreira profissional elogiada hoje, a exemplo do Grupo Magiluth, Trupe Ensaia Aqui e Acolá, Grupo Teatral Ariano Suassuna e a Trupe Mulungu Teatro de Bonecos e Atores, os dois últimos do município de Igarassu. A proposta é abarcar e divulgar produções cênicas que poderiam ficar restritas apenas aos limites de suas escolas de origem, dando visibilidade a novos talentos para a cena teatral e da dança em Pernambuco, já que o FETED (como é mais conhecido) recebe peças e coreografias de várias cidades do estado.

Nesta edição, participam atrações do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Além de 12 peças (sendo 4 para a infância) e 7 trabalhos coreográficos, o 17º Festival Estudantil de Teatro e Dança vai contar, antes de cada sessão, no hall do Teatro Apolo, em sessões curtas durante todo o festival, com o “Mini Festival de Mini Criaturas Animadas”, apostando em várias técnicas de manipulação de formas animadas, criação coletiva de alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, todos sob direção da professora Izabel Concessa Arrais. Vale sempre chegar mais cedo, então. O evento presta homenagem a dois artistas do teatro desta vez, Rudimar Constâncio e Albemar Araújo, ambos diretores, atores e gestores culturais.

A abertura do evento, nesta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, vai trazer o teatro de mamulengo à cena, com o uso da tradicional tenda para a bonecaria. No enredo popular de “O Marido Domado, o Seguro e Outras Lorotas”, com alunos da UFPE dirigidos por Izabel Concessa Arrais, dois entremezes de Ariano Suassuna, “O Marido Domado” e “O Seguro”, escritos, respectivamente, em 1961 e 1957, prometem divertir a plateia. A proposta deste exercício cênico é dialogar com a tradição do teatro de bonecos do Nordeste, com personagens representados por bonecos de luva e vara esculpidos em madeira, feitos pelos próprios alunos. Na tenda, é o negro Benedito quem chama Mateus e a orquestra para começarem a “brincadeira”. Todos dançam e se divertem. A primeira história a ser contada mostra uma esposa cansada de seu marido opressor, mandão e brabo. Ela resolve enganá-lo e se faz passar por um fantasma. Na segunda história, dois vendedores de seguros querem vender a todo custo um seguro de vida para um casal. O marido quer comprar, mas a esposa hesita, incentivada pela mãe que não se dá bem com o genro. Muitas confusões e graça surgirão a partir daí... Mas muito mais diversidade vai estar na programação. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgada a programação do 14º Festival Estudantil de Teatro e Dança