ALEXANDRE MACEDO, HOMENAGEADO
Eis a breve entrevista que o coreógrafo, bailarino e diretor artístico Alexandre Macedo, um dos homenageados deste 15º Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED), que começa na próxima quarta-feira (dia 23 de agosto), no Teatro Apolo, deu para nós. Vale conferir o que pensa este mestre da dança:
COMO E QUANDO VOCÊ COMEÇOU SUA CARREIRA ARTÍSTICA PROFISSIONAL?
Minha carreira começa em 1980, quando eu cursava Educação Física na UFPE e fui convidado para participar do espetáculo “Tempos Perdidos, Nossos Tempos,” com coreografia de Mônica Japiassú e direção de Rubem Rocha Filho. A estreia e a temporada aconteceram no Teatro de Santa Isabel.
CITE CINCO ESPETÁCULOS OU COREOGRAFIAS QUE MAIS GOSTA NA SUA TRAJETÓRIA E COM QUEM REALIZOU.
“Magia, Dança e Tradição” – Balé Brincantes de Pernambuco; “As Três Mulheres de Xangô” – Cia. de Dança Improviso/João Pessoa (PB); “Uakti” – Balé Brincantes de Pernambuco; “Procissão dos Farrapos” – Balé Brincantes de Pernambuco, também produzido pela Cia. Corpus Populis do Colégio Marista do Recife e Cia. de Dança da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges; e “Recifervendo” – Cia. de Dança da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.
VOCÊ PARTICIPOU QUANTAS VEZES DO FETED?
Fui jurado em Dança, ministrei oficina, e participei duas vezes como diretor artístico e coreógrafo, sendo premiado nas duas participações. Foram com “Ebulição” (2004), da Cia. de Dança da Escola de Frevo, ganhando o Prêmio Destaque, e “Procissão dos Farrapos” (2005), também pela Cia. de Dança da Escola de Frevo, com os troféus de Melhor Argumento, Prêmio Especial e Melhor Bailarina (Inaê Silva).
O QUE SIGNIFICA SER HOMENAGEADO NUM EVENTO QUE APOSTA EM TALENTOS ÀS ARTES?
Me senti extremamente honrado e feliz em ser homenageado neste festival que incentiva, descobre e aposta , não só no talento, mas também na arte educação de centenas de jovens e adultos.
QUAL O SIGNIFICADO DO FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO E DANÇA PARA PERNAMBUCO NESTE MOMENTO TÃO TURBULENTO DO NOSSO BRASIL?
A criação de um festival como o FETED é de extrema importância para o desenvolvimento das artes cênicas em nosso estado e no país. Consciente do papel transformador que as artes cênicas desempenham na formação de um povo, acredito que apoiar um festival como este significa um ato de resistência frente ao quadro assustador que vivenciamos no país, onde a cultura é negada de forma explícita, com o desmonte de equipamentos e instituições culturais. O FETED leva à comunidade estudantil iniciação, formação e informação, que são instrumentos transformadores na vida do cidadão e que de maneira arbitrária vem sendo negadas ao povo. Que governo fascista e usurpador quer um povo formado e informado?
Viva você, Alexandre Macedo, merecidamente homenageado neste 15º Festival Estudantil de Teatro e Dança!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgada a programação do 14º Festival Estudantil de Teatro e Dança