TUDO PRONTO PARA O 9º FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO E DANÇA
Por Leidson Ferraz
Já reconhecido no calendário cultural da cidade, O 9° FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO E DANÇA vai acontecer de
Nesta edição, participam peças dos municípios de Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Goiana e Manarí, além de atrações do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Abreu e Lima. Em dança, o único representante fora da Região Metropolitana do Recife é de Pesqueira. O evento conta com patrocínio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife, através do Hospital Santa Joana, parceiro nosso já em outras edições, com apoio do Centro Apolo Hermilo, SESC Pernambuco, SATED e APACEPE.
O 9º Festival Estudantil de Teatro e Dança premia os melhores artistas em grande festa a acontecer no dia 04 de setembro, às 18h, no Teatro de Santa Isabel. Os dois homenageados desta versão são os professores Carlos Varella, de teatro, e Flávia Barros, de ballet, com longa carreira formando artistas. Os ingressos custam R$ 5,00 (preço único promocional).
Confira detalhes das atrações desta primeira semana:
VICÊNCIA (Troupe Azimute e Curso Livre de Iniciação ao Teatro – Projeto Vem Ver Teatro / Garanhuns)
Texto adaptado do conto Paisagem Perdida, de Luís Jardim, por Julierme Galindo. Direção: Julierme Galindo
A paixão da jovem Vicência por um vaqueiro, a contragosto do pai da moça. A montagem mistura um contexto dramático com pitadas de humor.
DIA 12 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA), ÀS 19H30, NO TEATRO APOLO
Foto: Damiano Massaccesi
STREGA (Projeto Lugar Comum e Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém / Recife)
Criação coletiva da Companhia Maria Sem-Vergonha de Teatro e Circo. Direção: Andrêzza Alves
No enredo, abordando questões como o preconceito e o autoritarismo, a peça trata das distâncias e aproximações entre o “ser” e o “parecer” a partir de uma interação lúdica com a plateia e tendo como referencial a história de um lugar onde pessoas desaparecem.
DIA 13 DE AGOSTO (SÁBADO), ÀS 16H30, NO TEATRO APOLO
Foto: Clara Gouvêa
DE BOBO, BRAVO E VILÃO SE FAZ UM FAZ DE CONTA (grupo Diocesano de artes e colégio diocesano de garanhuns / garanhuns)
texto: carlos janduy. direção: sandra albino
Com trilha sonora original, eis aqui uma aventura onde personagens de um reino tentam salvar uma princesa raptada por um desconhecido vilão.
DIA 14 DE AGOSTO (DOMINGO), ÀS 16H30, NO TEATRO APOLO
Foto: Osvaldo Braga
Fotos da apresentação O SUMIÇO DA ABELHA RAINHA Fotos exclusivas tiradas na apresentação do espetáculo no 9 º FETED. Crédito: Pedro Portugal
Texto e direção: Thina Neves
Composta por crianças e adolescentes, a peça revela uma abelha rainha que desaparece sem deixar pistas, para desespero de toda a sua colmeia.
DIA 14 DE AGOSTO (DOMINGO), ÀS 20H, NO TEATRO APOLO
A PARTIDA (Cia. Experimental de Teatro e Escola José Joaquim da Silva Filho / Vitória de Santo Antão)
Texto e direção: César Leão
Nesta comédia dramática, dois irmãos, após perderem os pais e terem como única herança um pedaço de carne seca e um pote com farinha, ainda têm dúvidas se partem em busca de uma vida nova.
Fotos da apresentação Strega Fotos exclusivas tiradas na apresentação do espetáculo no 9 º FETED: STREGA, Projeto Lugar Comum e Centro Diversidades Cultural Teatro Armazém (Recife). Crédito: Pedro Portugal.
Fotos da apresentação Vicençia Fotos exclusivas tiradas na apresentação do espetáculo de abertura do Festival: VICÊNCIA, com a Troupe Azimute e Projeto Vem Ver Teatro (Garanhuns). Crédito: Pedro Portugal.
oi leydson
ResponderExcluirsugiro que o blog do festival
deixe um espaço para os jurados dar algumas notas sobre os espetáculo!
Querido Pedro,
ResponderExcluirQue festival maravilhoso, estou prestigiando sempre que posso, junto com meus amigos Luis e Paulo, os espetáculos, e todos os atores estão se saindo bem, com bom espaço para crescimento! Você não postou a foto em que estou com meus dois amigos na primeira fila, estamos aguardando!!! Um abraço,
Deyse Leitão